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Alongar antes, durante ou depois dos exercícios?Essa é uma...



Alongar antes, durante ou depois dos exercícios?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que praticam atividades físicas e, infelizmente, muitas vezes até entre profissionais da área.

Para responder a esta pergunta com coerência, precisamos antes lembrar que não existem receitas prontas e utilizáveis a todos os indivíduos em qualquer nível de condicionamento ou circunstâncias. Isso quer dizer que minha resposta neste caso será: DEPENDE!

E, neste caso, depende do OBJETIVO a ser atingido com a prática do alongamento. Só assim, conseguiremos definir qual o melhor momento para executá-lo.

Entre os estudiosos, Ramos et al.(2007) observou que a grande maioria dos estudos demonstrou que o alongamento muscular provoca diminuição de força em relação ao desempenho muscular. Diante desse argumento, acredito que não seria inteligente utilizá-los antes de um treino, no qual a força seja o principal objetivo. Por outro lado, o alongamento poderia ser válido se o objetivo do treino fosse melhorar a flexibilidade, por exemplo.

Em contrapartida, Almeida e Jabur (2006) citaram que a prática de alongamento no final do esforço físico tem por finalidade evitar o encurtamento muscular, devido às fortes e sucessivas contrações musculares ocasionadas pelo treinamento. Dessa forma, faz mais sentido, então, alongar após um treino resistido, uma volta à calma para “soltar” a musculatura ou um relaxamento.

Imaginando agora que a intenção seja utilizar exercícios de alongamento ativos ou dinâmicos, que, de acordo com Alencar e Matias (2010), consiste em movimentos de baixa intensidade. Estes exercícios serão eficazes na elevação da temperatura corporal, promovendo aquecimento dos tecidos e produzindo uma variedade de melhorias nas funções fisiológicas dentre elas a prevenção de lesões. Estes, então, podem e devem ser utilizados tendo em vista as recomendações do American College of Sports Medicine de trabalho de força, resistência e flexibilidade.

Mas todas essas análises e avaliações com relação ao tipo de alongamento e seus objetivos cabem ao profissional de Educação Física. A você, meu amigo, minha amiga, cabe procurá-lo, assim, você terá orientação especializada para montar seus treinos e tirar o máximo proveito deles.

Grande abraço!
Vitor Nunes, coach Upper Run.

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