Eventos

ÚLTIMAS DA UPPER RUN



Edema MuscularO termo Edema, é utilizado para associar o acúmulo...



Edema Muscular

O termo Edema, é utilizado para associar o acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos, podendo afetar qualquer parte do corpo, contudo é mais comumente notado nos membros e extremidades, como os dedos. O edema muscular corresponde ao aumento desse volume dentro do ventre muscular, que pode fazer-se presente devido aos níveis de carga mecânica imposta a esse tecido.

A aplicação incorreta da técnica de treino, assim como a postura durante a execução do movimento, pode contribuir, direta ou indiretamente, para causar um edema muscular ou agravar um edema já existente. A fadiga muscular e o excesso de repetição são outros fatores que podem ser associados ao surgimento de um edema.

Segundo Abiko, em um estudo realizado em 2017, a prevalência de lesões musculoesqueléticas em corredores de rua chegou próxima a 50%. Distensões, estiramentos e contraturas destacam-se em, aproximadamente, 33% dos casos estudados.

O edema muscular é um “sinal amarelo” para os corredores de rua. Então, cuidado com os erros, exercite-se com atenção e procure orientação profissional, pois, os sinais de um edema podem passar despercebidos por olhos destreinados e, muitas lesões, decorrem dos equívocos cometidos quando não é respeitado o condicionamento e a individualidade de cada um. Previna-se!

Raphael Galhardo
Sócio diretor Upper Run
Fisioterapeuta especializado em Ortopedia e Traumatologia

FALE HOJE MESMO COM PROFISSIONAIS
QUE SÃO REFÊRENCIA EM CONSULTORIA ESPORTIVA NO BRASIL

CONTATO