Eventos

ÚLTIMAS DA UPPER RUN



Correr no frio: saiba se proteger para evitar lesões

image

O outono chegou com tudo e já começou a derrubar as temperaturas. Há quem goste de correr no frio, mas nem todo mundo é assim. Dias frios e cinzentos costumam ser desanimadores para a prática de caminhada e corrida ao ar livre, mas com algumas dicas é possível manter o ritmo e se proteger de resfriados e da hipotermia.

Antes de tudo, tenha uma atenção especial com o aquecimento. É nessa fase que ocorre a preparação dos músculos, tendões, ligamentos e articulações. A elevação da temperatura corporal é muito importante porque diminui significativamente a chance de lesões. Portanto, não pule essa parte do treino nunca, especialmente nos dias frios.

Um dos riscos de não se preparar bem antes da prática de exercícios físicos é a hipotermia, quando a temperatura central do corpo está abaixo de aproximadamente 35º C. Para reduzir esse risco, evite usar roupas molhadas para correr no frio, pois elas vão baixar a temperatura do seu corpo e podem afetar toda a rotina de treinos.

É mais difícil começar um exercício físico em baixas temperaturas, mas depois de um período de adaptação do corpo às novas temperaturas, os incômodos diminuem.

Os treinos específicos de corrida, como os educativos, após um pequeno estímulo aeróbio, podem ser também uma estratégia complementar interessante na fase do aquecimento.

FALE HOJE MESMO COM PROFISSIONAIS
QUE SÃO REFÊRENCIA EM CONSULTORIA ESPORTIVA NO BRASIL

CONTATO